Diversas

6 dicas de como limpar seu colchão

Limpar o colchão é uma ação não habitual quando se trata de fazer uma faxina na casa, mesmo porque a maioria das pessoas pensa que o local onde dormimos não pode receber uma lavagem ou ter alguns cuidados de preservação.

Contudo, o colchão é uma das peças da casa que mais deve ser higienizada de maneira correta e com bastante cuidado por causa das manchas ou odores que ficam presos a eles, mesmo com o uso de lençóis na cama ou fronhas no travesseiro.

A higienização de colchão previne o acúmulo de ácaros e poeiras junto aos fungos, algo que é extremamente prejudicial para pessoas que têm doenças crônicas respiratórias, e com isso, ajuda a diminuir crises alérgicas.

Por que limpar o colchão importa?

Por se localizar em um dos cômodos mais importantes da casa, o colchão é o responsável por ajudar no descanso na hora de dormir, o que faz com que a escolha do modelo e dos tipos de colchão sejam pesquisados rapidamente para não se tornar um problema.

Como alguém que trabalha em uma empresa de entrega motoboy deseja chegar em casa e ter um lugar macio para dormir, que lhe traga o descanso necessário para encarar outro dia de trabalho, bem como o trânsito da cidade.

Por essa razão, limpar o colchão é algo que pode ser benéfico a saúde, já que durante o nosso sono, o organismo libera calor e pele morta, o que se torna propício para se acumular bactérias e fungos ou ácaros.

Afinal, um colchão que não ajuda no descanso do corpo pode acabar gerando problemas na coluna e nos músculos, tornando necessário que a pessoa procure uma clínica de massagem relaxante para aliviar as dores nos nervos.

Se um colchão for bem cuidado e limpo, sua duração pode ser de até dez anos, o que também depende do modelo utilizado, material do qual é composto e a quantidade de vezes que se é usada.

De forma resumida, as vantagens e a importância de se higienizar um colchão são:

  • Tirar a sujeira comum e maus odores;
  • Remover resíduos corporais liberados durante o sono;
  • Recuperar o colchão e prolonga a sua vida útil;
  • Prevenir os causadores de doenças.

Portanto, seja qual for o modelo, a limpeza do seu colchão deve ser levada a sério. 

Cuidados com o colchão

O primeiro passo para começar a limpeza de um colchão é, de preferência, trocar semanalmente a roupa de cama que é utilizada, uma vez que o suor noturno do corpo se acumula e pode acabar causando algumas manchas ou até odores irreversíveis.

Inclusive, existem algumas empresa de lavagem a seco a domicilio que oferecem serviços para cuidar tanto de colchões como de outros estofados. No entanto, a limpeza pode ser feita com a realização de receitas caseiras simples, que utilizam produtos como:

1. Bicarbonato de sódio

Quando se tem crianças em casa, muitas vezes o caso de urina no colchão pode ser algo normal de se acontecer e que pode ser resolvido com um pouco de bicarbonato sob as manchas amarelas e úmidas por meia hora, que ajuda na sua absorção.

Depois, deve ser esfregado com uma mistura de água morna junto com sabão em pó e removido com um pano, finalizando com uma secagem no ventilador ou ao ar livre.

O bicarbonato também pode ajudar a tirar manchas de sangue se for misturado em água fria e deixado agir por meia hora, retirando tudo com um pano molhado e deixando uma toalha seca por cima.

2. Água morna com vinagre de álcool

Meio copo de água morna junto a meio copo de vinagre de álcool e três colheres de sopa de bicarbonato gera uma solução para retirar o cheiro de suor do colchão, junto a um pano flanelado sendo esfregado na área.

Mas caso o colchão acabe ficando com o cheiro de vinagre, pingar algumas gotas de óleo essencial como de lavanda em um pano para passado depois no local, pode resolver o problema.

3. Vinagre de maçã

Aplicar vinagre de maçã sobre um pano para passar no colchão pode ser uma técnica que ajuda a acabar com o cheiro de cigarro, pois o odor pode-se impregnar caso a lavagem de roupas de cama não seja feita regularmente.

4. Detergente e água oxigenada

Manchas de sangue também ajudam na higienização de colchão de solteiro, para que as manchas sejam retiradas com detergente ou água oxigenada 10 volumes. 

O detergente deve ser misturado com duas xícaras de água e esfregado na região com uma escova de dentes sem uso, ou então a água oxigenada deve borbulhar após ser aplicada e retirada o excesso com um pano limpo.

5. Aplicação de álcool

Um pano úmido e com um pouco de álcool, pode ser a solução para a retirada de manchas de vinho tanto esfregando quanto deixando uma toalha absorver a mancha, caso esteja muito grande.

6. Colocar no sol e ar fresco

Um dos modos mais tradicionais para se cuidar de um colchão é deixá-lo exposto por algumas horas à luz solar. Para retirar o cheiro de mofo, esse método pode ser de grande ajuda mesmo em dias de inverno ou tempos úmidos, quando aparecem mofo ou bolores.

Após exposto, aplicar óleo antibacterianos junto à água e esfregar pode ser de grande ajuda, mas ele deve continuar ao ar livre para secar bem antes de usá-lo para dormir.

Dicas para manter o colchão limpo

Para se preservar ainda mais um colchão, é importante que haja a troca de roupa de cama dele semanalmente. Caso deseje uma limpeza ainda melhor das peças, pode optar pela contratação dos serviços de uma lavanderia e seu sistema de delivery de lavanderia.

Mas existem também receitas caseiras para ajudar a manter as peças de cama limpas.

Com um limão, 500ml de vinagre de álcool e um litro de água faz-se uma solução básica para isso. Após ferver tudo, colocar a roupa de cama dentro por mais ou menos uma hora, e depois realizar a lavagem normal na máquina, garantirá uma boa higienização.

Virar o colchão de tempos em tempos pode ser algo que também ajude, porque irá arejá-lo para que ácaros e mofos fiquem neles, da mesma maneira que colocar no sol pelo menos uma vez por semana.

Pois quando exposto, o tecido seca e perde a umidade, uma das alimentações principais de fungos terem água.

Há ainda algumas capas de colchão com funções antialérgicas, que são boas opções para facilitar a limpeza e impedir a proliferação de ácaro, além de dar uma maior durabilidade para a peça por conta da proteção que exerce.

Uma atenção que se deve ter quando for realizar a limpeza do colchão é evitar deixá-lo úmido ou encharcado, posto que isso terá um efeito ainda mais acelerador na criação de fungos ou de microorganismos que possam causar alergia na pele.

Por isso, é essencial que após todas as limpezas, o colchão deve ser posto para secar de forma correta para preservá-lo.

Sobre o processo de impermeabilização

A impermeabilização de estofados é uma técnica de proteção do tecido, impedindo que o derramamento de uma substância líquida se infiltre e cause manchas ou outros estragos.

O recomendado para se fazer isso é quando o colchão está novo ou depois da sua higienização, porém, esse procedimento não o torna à prova d’água, então em casos de acidentes com líquidos basta deixar um papel absorvente agir.

Os produtos utilizados na impermeabilização não alteram o tecido original, e não permitem que a poeira cause problemas para quem tem doenças crônicas respiratórias, pois ele evita o acúmulo do mesmo modo que protege de ácaros e mofo.

Quando se aplica um impermeabilizante, ocorre uma preservação e torna o tempo de vida um pouco mais longo.

Para se ter uma aplicação melhor do produto, não hesite na contratação de profissionais que realizam esse modelo de serviço para que a função do produto aja de maneira correta, protegendo o local onde está sendo aplicado.

Considerações finais

Por mais que muitas vezes não demos prioridade para a limpeza dos estofados e colchões que utilizamos em nosso dia a dia, é importante preservá-los, pois é nele que deitamos para descansar o corpo após um longo dia.

Por ter uma função de servir como relaxamento, a limpeza e os cuidados que deve-se ter são essenciais não somente para preservá-lo por um longo tempo, como também para cuidarmos de nossa saúde, visto que mofo, ácaros e fungos são prejudiciais.

A higienização e limpeza de estofados é uma ação importante, que deve entrar na lista de cuidados que devemos ter com a casa, pois assim é possível preservar o que já temos e economizamos para não comprar um novo.

Com isso, vale a pena se buscar e fazer anotações do que pode ser feito para salvar o colchão de manchas ou odores indesejados que possam atrapalhar a saúde e uma boa noite de sono.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
DiversasMarketing Digital

Ferramentas para utilizar na gestão de vendas

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Os benefícios de utilizar a panela de ferro

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Como a garrafa térmica feita de inox mantém a temperatura da sua bebida?

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: