
De origem religiosa, a celebração do Dia de Reis foi instituído para lembrar a viagem dos reis magos, oriundos do Oriente, que percorrem longo caminho até o local onde encontrariam Jesus. Segundo o relato bíblico, esses homens foram guiados em seu trajeto por uma estrela, a chamada estrela de Belém, que serviu de referência no céu para eles. Essa história consta na Bíblia no livro de Mateus, no capítulo 2, porém o texto não concede detalhes quanto ao nome dos magos, nem quantos eram.
“E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”, diz o livro de São Mateus.
Para os católicos, o Dia de Reis é uma celebração que faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica, também conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor, já que marca a primeira manifestação de Cristo como Messias. A data se tornou popular aqui após ser trazida ao Brasil pelos portugueses e, hoje, recebe também o nome de Folia de Reis ou Reisado, e serve para relembrar e reproduzir a alegria vivida pelos reis magos com as boas-novas de que o Messias havia nascido.
Como são as celebrações do dia 6 de janeiro de 2023?
No Brasil, as manifestações populares que ocorrem no dia 6 de janeiro variam nas diferentes regiões do país. Em alguns lugares, fieis formam pequenos grupos musicais que percorrem as ruas cantando canções religiosas. Muitos dançarinos também participam e vestem roupas típicas para esse momento. Festejando o nascimento de Cristo, esses grupos caminham pela cidade e batem de porta em porta cantando canções e recebendo doações, principalmente de alimentos.