Os exemplos de jogos de gamificação na educação são uma estratégia que está revolucionando diversos setores, desde empresas às escolas, ao incorporar elementos de jogos para um aprimoramento do dinamismo no local.
De maneira interativa, os professores conseguem aplicar estratégias para engajar os alunos sobre determinada matéria, a fim de motivar e tornar o ensino algo lúdico, com o uso de plataformas de gamificação, como a Gamefic.
O que é a gamificação?
A gamificação é o nome dado à aplicação de elementos recreativos de maneira que as matérias e atividades tradicionais ganhem novas narrativas para ensinar os alunos de maneira lúdica.
Este método utiliza sistemas de pontuações, níveis, rankings, recompensas, entre outros, para a promoção de um ensino envolvente; de modo que os alunos consigam reter mais atenção com a maneira diferente de aplicar as lições.
Para que serve?
O principal objetivo da gamificação é aumentar o engajamento, e, consequentemente, estimular o desenvolvimento cognitivo dentro de sala de aula. Assim, os professores incorporaram mecanismos de jogos sobre as atividades de cada matéria para reter o conhecimento e atenção do aluno.
Como a gamificação pode ser usada no ensino?
Existem inúmeras maneiras de aplicar a gamificação dentro de sala de aula para todas as matérias. Os professores podem utilizar desde plataformas digitais à elaboração de jogos educativos personalizados.
Esta adaptação requer a máxima atenção, para que a atividade gamificada seja pensada para fornecer diversão e conhecimento, a fim de criar um desenvolvimento de solução de problemas, desenvolvimento de habilidades e tomada de decisões.
5 estratégias de gamificação para usar na educação
Apesar de possuírem diferentes formas de aplicar a gamificação dentro da sala de aula, confira as cinco estratégias de atividades gamificadas e como podem ser benéficas para o cotidiano nas classes escolares.
- Desafio e missões
Criar missões e desafios como exemplos de jogos de gamificação na educação facilita na participação ativa dos alunos em sala de aula, uma vez que transforma o aprendizado em uma missão, engajando naturalmente a conclusão de tarefas.
- Níveis de progressão
Criar etapas de aprendizado é uma forma de incentivar a progressão contínua do aluno, que desbloqueia novos desafios ou tarefas, assemelhando-se a um jogo de videogame. Desta forma, o processo de aprendizado é mais fácil de se visualizar pelos alunos.
- Sistema de pontuação
Apesar de ser uma das estratégias mais simples, o sistema de pontuação é uma das mais eficazes e proveitosas para os alunos. Certificados, prêmios ou benefícios promovem um reconhecimento ativo dentro da sala de aula, que engaja naturalmente os alunos a evoluírem na matéria.
- Competição saudável
Incentivar a competição saudável é uma forma de os alunos aprenderem a lidar com as emoções, superarem obstáculos de maneira coesa e colaborarem com o desenvolvimento mútuo dos colegas de sala.
- Personagens personalizadas
Criar personagens personalizados é uma forma de entreter os alunos e aumentar o senso de pertencimento com as matérias e as atividades, além de representar um progresso visual sobre cada nova habilidade adquirida.
Ferramentas úteis para gamificação educativa
Existem diversas ferramentas de gamificação para aplicar dentro da sala de aula. A Gamefic é uma plataforma interativa que dispõe de um espaço criativo aos professores para criarem competições, jogos e quizzes de fácil acesso.
Com estes cinco exemplos de jogos de gamificação na educação é possível reter a atenção dos alunos e colaborar com o desenvolvimento cognitivo e a habilidade dos alunos. Para uma maior retenção de atenção, a Gamefic dispõe de uma plataforma de fácil acesso, personalizada para melhor se adequar a todos os tipos de aluno. Confira nosso site e converse com um de nossos especialistas!