O tema empreendedorismo tem se fortalecido e crescido com o passar dos últimos anos. O Brasil teve o regime CLT como principal durante algumas décadas, mas o movimento de empreendedores e prestadores de serviço tem se destacado e é uma tendência de mercado.
Quando foi decretado o lockdown, muitas pessoas foram obrigadas a migrar para o mercado digital e essa propensão fez com que excelentes profissionais fossem criados mesmo em meio ao caos.
No entanto, não se engane, é preciso se preparar e planejar para empreender no digital e aqui vamos entender os passos para iniciar seu negócio de sucesso.
O que é empreendedorismo digital?
O empreendedorismo digital é o processo de vender seu produto ou serviço dentro dos meios digitais possíveis, como redes sociais, site, plataformas de venda, entre outros.
O fato de se utilizar a internet para empreender torna o processo mais simples e popular, ou seja, qualquer um com um computador, um smartphone e conexão consegue montar um negócio e oferecê-lo ao outro.
Isso diminui custos, pois abrir um negócio físico geralmente exige gastos com insumos e aluguel, mas geralmente tem um raio máximo de impacto.
Já no digital os custos podem ser mínimos e é possível vender para o Brasil e o mundo, só depende da sua vontade de estabelecer esse alcance.
Como investir e começar no empreendedorismo digital?
Estudar e planejar são as primeiras ações obrigatórias de quem irá começar no empreendedorismo digital. Informar-se é cruciaç, principalmente sobre marketing de vendas, leads, sistema crm e outros conceitos que devem ser conhecidos.
São 5 os passos necessários para o início da jornada:
- Planejamento do negócio;
- Marketing digital e redes sociais;
- Processo de conquista ao pós-venda;
- Testes e correções;
- Autoanálise.
Abaixo iremos analisar cada um dos passos com maiores detalhes:
- Planejamento do negócio
Dentro do planejamento do negócio você deve criar um produto ou serviço e saber quais os benefícios ele trará ao seu cliente.
Qual o custo disso, se você precisará lidar com logística de frete e estoque, qual a porcentagem de lucro que você pretende aplicar, quais serão as formas de pagamento.
Tudo isso é tanto planejamento, quanto menor a margem de risco de algo sair do seu controle logo no início, inclusive já pense em incluir um crm gratuito para gerenciar seu relacionamento com seus clientes.
- Marketing digital e as redes sociais
Quem não está na internet, não está em lugar nenhum e quem não faz marketing não se comunica eficientemente com ninguém.
Isso resume o que veremos neste tópico, é necessário que você saiba como e por onde se comunicar com seu nicho, valorizando cada oportunidade de impactar e criar autoridade em seu meio.
Um crm online free atende essa demanda no início do seu negócios, por esse software é possível analisar quais são as melhores estratégias para você aplicar em seu negócio, pois faz um raio-x de sua clientela e preferências.
- Processo de conquista do cliente ao pós-venda
Isso podemos obter através de um mapa que serve como um guia para um time comercial chamado pipeline de vendas.
Esse passo a passo é obtido por integração ao CRM e seu uso não permite que se esqueça ou pule uma ação que pode influenciar para a conquista do seu lead, ou seja, o potencial cliente.
Logo, desde como esse lead vai ser capturado, por exemplo, pode ser aplicado uma estratégia de marketing de conteúdo disponibilizando um e-book sobre o assunto do seu negócio em troca do preenchimento de dados em uma landing page.
Quando integrado ao crm de vendas, você cria essa lista de potenciais clientes e inicia a aplicação do seu pipeline de vendas.
Ele está em constante evolução, pois é possível analisar quais são os pontos fracos do mesmo, como por exemplo em qual etapa o cliente decide não prosseguir com a compra, assim pode-se tornar uma atitude para aprimorar o processo.
Tudo isso visando o bom andamento e desempenho de crescimento de negócio no mercado digital.
- Testes e correções
Trabalhar com marketing e captação de clientes é lidar com testes e correções, independentemente do nicho explorado pelo seu empreendimento.
Entender como se comunicar com seu público-alvo é essencial, mas isso exige uma série de testes e correções no processo, principalmente quando falamos do funil de vendas.
Por isso, a equipe de marketing digital precisa estar atenta aos resultados, para mantê-los de uma forma sustentável.
- Autoanálise
Autoconhecimento é a chave para o sucesso, ou pelo menos uma delas. Isso acontece porque, entendendo com maestria os setores da própria empresa e segmento, a persona ideal e como chegar nos melhores resultados, tudo isso deve ser considerado.
Para resultados satisfatórios e fidelização de clientes, primeiro precisa entender o próprio empreendimento e os colaboradores.
Agora por fim vai mais uma dica bônus mais básicas mas de grande valor:
Invista em um site focado na experiência do usuário, de preferência feito por um profissional habilitado em UX e UI designer. Essa navegabilidade facilita com que seja mais fácil manter o cliente no seu espaço por mais tempo, aumentando as chances de venda e de expansão de seu negócio.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.