A forma tradicional de publicidade, como rádio e anúncios impressos, ainda pode ter impacto para as pequenas empresas, mas elas não podem superar o poder e o alcance das mídias sociais, SEO e outras formas de marketing digital.
Tendo como pano de fundo que mais e mais pessoas estão usando a Internet, as empresas e seus métodos de marketing estão em constante desenvolvimento cada vez mais rápido. Hoje, o marketing digital é considerado uma das ferramentas mais indispensáveis que você pode usar para expandir seus negócios.
É uma forma de marketing facilmente acessível e, se você fizer isso da maneira certa, também será mais eficaz financeiramente. No entanto, não é tão fácil como muitos pensam. Criar uma campanha publicitária, página no Facebook ou um belo site WordPress não é suficiente.
Como a maioria das coisas que são bem-sucedidas, há muitos componentes que são principalmente sobre tecnologia, e a tecnologia simplesmente tende a mudar rapidamente. Isso pode ser muito irritante se você for proprietário de uma pequena empresa e quiser intensificar suas atividades de marketing por conta própria.
O que é marketing digital?
O marketing digital é a promoção dos produtos ou serviços de uma empresa e de sua marca usando várias tecnologias e mídias digitais na Internet. A mídia digital inclui sites, e-mail e plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc.
Importância de focar em marketing digital
A maioria dos consumidores, empreendedores e gerentes de marketing há muito aderiu ao trem do marketing digital porque você pode avaliar, rastrear e quantificar facilmente os resultados de suas atividades de marketing (anúncios, sites e mídias sociais).
Para muitos proprietários de empresas, é mais econômico. Em comparação com mala direta e anúncios impressos, a presença na web e a fidelidade do cliente por meio de campanhas de e-mail e mídia social são mais baratas.
Cada indústria e tamanho de empresa podem usar canais digitais diferentes. A localização de produtos e serviços fica mais fácil e rápida por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, celulares e tablets. Graças ao marketing digital, o mundo está em nossas mãos com apenas alguns cliques.
Use o marketing digital a seu favor
As tecnologias digitais podem ajudá-lo a expandir seus negócios, construir sua marca e obter mais clientes. Aqui estão quatro dicas selecionadas sobre como você pode usá-lo a seu favor e garantir o sucesso de seu negócio:
1. A importância do SEO
Um dos aspectos mais importantes do marketing digital é o SEO – otimização de mecanismos de pesquisa. Otimizar o site para ser encontrado localmente (SEO local) e um design amigável para SEO irão gerar tráfego. Como resultado, um site atrai mais clientes em potencial.
Fazer a coisa certa é fundamental para que os mecanismos de pesquisa encontrem um site facilmente. Além disso, uma estratégia de SEO deve ser expandida gradualmente, a fim de aumentar o tráfego de um site.
Existem ações específicas que os motores de busca como o Google preferem, por isso é necessário que mantenha as suas ações alinhadas com estas. Você pode fazer isso avaliando e melhorando constantemente suas estratégias.
Aqui estão algumas maneiras de melhorar seu SEO:
Configure o Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta valiosa para descobrir quais de suas páginas são populares. Você pode então melhorá-lo ainda mais, por exemplo, adicionando mais conteúdo.
Use as palavras-chave certas
Use palavras-chave que sejam relevantes para sua marca e negócios. Usar o Google Ads pode ajudá-lo a compilar a lista de palavras-chave a serem usadas. Certifique-se de usá-los em suas meta tags e títulos. Implementar novas ideias regularmente e aprender novas maneiras de melhorar seu negócio é importante no marketing digital, pois ele muda quase que diariamente.
2. Criação de conteúdo de alta qualidade
O conteúdo é uma ótima maneira de transmitir a mensagem da sua marca, até para as de sexshop, e passar informações vitais sobre o seu negócio para clientes em potencial.
Investir em uma estratégia de marketing de conteúdo de site confiável é outro aspecto importante do marketing digital para manter os visitantes envolvidos. É uma forma eficaz de trazer mais tráfego orgânico para o seu site e também pode ajudar a melhorar sua classificação nos resultados de pesquisas.
A criação de conteúdo novo e exclusivo regularmente também pode ter um impacto significativo na demografia do público. Lembre-se de que as pessoas procuram conteúdo que possa agregar valor a elas.
3. Presença na mídia social
Se você deseja que as pessoas conheçam sua marca, direcionar mais tráfego para seu site, construa um relacionamento forte com seu público-alvo e crie autoridade em seu nicho, você precisa de uma boa presença nas mídias sociais.
As plataformas são muito ocupadas e (ainda) muito eficazes, mas não é tão fácil quanto você imagina e criar uma página no Facebook não é suficiente. Você deve primeiro criar uma estratégia de marketing que seja capaz de atingir os objetivos específicos de cada plataforma (o Facebook é diferente do Instagram e do Pinterest).
Você também precisa investir muito tempo e energia se quiser que seu marketing de mídia social seja bem-sucedido. Além de promover ofertas e promoções especiais, você também precisa responder a comentários, responder perguntas e criar postagens úteis que seus seguidores consideram relevantes o suficiente.
4 Crie um blog
Outra maneira excelente de envolver seu público e fazê-los sentir que precisam comprar seu produto ou serviço é através do blog. Você pode integrá-lo ao seu site ou executá-lo separadamente.
Publicar postagens de blog úteis e relevantes pode ajudar a gerar tráfego para o seu site, o que pode resultar em leads de melhor qualidade. Além da aquisição de clientes, seu blog também pode ajudá-lo a construir sua reputação online.
Aqui, você pode escrever sobre sua marca ou empresa, compartilhar suas próprias opiniões sobre coisas relacionadas a ela e divulgá-la para um grande público.Além disso, é um ótimo lugar para se comunicar com os clientes e obter feedback deles.
O sucesso de qualquer empresa também depende de quão bem ela se comunica com seus clientes (já que você pode deixá-los saber o que o diferencia da concorrência).