Versatilidade na hora de criar combinações e otimização de tempo e espaço são algumas das vantagens que os homens encontram ao aderirem ao armário cápsula
Praticidade é uma palavra de ordem no dia a dia do homem contemporâneo. Perder tempo com o que vai escolher para vestir é impensável na rotina corrida. Por isso, apostar em peças básicas e fáceis de combinar costuma ser a solução para quem precisa vencer a correria com estilo.
O armário cápsula é uma das alternativas disponíveis para facilitar a composição de visuais masculinos certeiros, usando poucas peças. Em linhas gerais, esse termo trata-se de uma proposta que aposta na edição do guarda-roupa para manter apenas itens curingas que se adéquem ao estilo de vida, às personalidade e às necessidades atuais.
O que é um armário cápsula
Foi na década de 1970 que o termo armário cápsula surgiu pela primeira vez. A ideia partiu da estilista londrina Susie Faux que pensou em um guarda-roupa com um número limitado de itens que pudessem ser usados em diferentes momentos do dia a dia.
Dessa forma, ela criou a proposta de usar peças básicas, essenciais, atemporais e, principalmente, que combinassem entre si. O armário cápsula é, então, uma coletânea de roupas simples, de qualidade, que atendem às necessidades da pessoa e passam a imagem de elegância independente da temporada ou da ocasião.
Além disso, a ideia de investir em poucos itens que duram mais tempo também ajuda a promover o consumo consciente.
Vantagens de aderir ao armário cápsula
A estratégia criada anos atrás é uma aliada dos homens que possuem uma rotina corrida e buscam por mais praticidade no dia a dia. Afinal, com uma quantidade menor de peças no guarda-roupa, o momento de criar combinações fica mais prático e funcional.
Praticidade na hora de se vestir
A busca pela praticidade é uma das macrotendências da moda masculina que pode ser usufruída pelos adeptos do armário cápsula.
Ao aderirem à proposta de uma moda mais objetiva, os homens conquistam a funcionalidade no guarda-roupa, tornando o processo de escolha mais simples.
Otimização de espaço e tempo
O armário cápsula também pode oferecer vantagens em outros aspectos do dia a dia. Ter menos roupa para administrar significa mais espaço livre no guarda-roupa para armazenar outros itens, como acessórios ou objetos ligados a hobbies.
Além disso, também há uma otimização do tempo. Uma quantidade menor de roupas demanda menos dedicação e horas para organizar e limpar os itens.
Possibilidade de criar inúmeras combinações
Um dos princípios básicos desse conceito de moda é o uso de roupas básicas, de qualidade, atemporais e que combinem entre si. Sendo assim, é possível criar diferentes looks utilizando as mesmas roupas, sem perder a elegância.
Uma blusa branca, por exemplo, pode ser usada com calça ou bermuda, uma terceira peça, e acessórios como bolsas e chapéus. Embora a quantidade de roupas seja limitada, o visual não fica sempre o mesmo e ainda pode passear por diferentes ocasiões, sem perder a sofisticação.
Como montar um armário cápsula
Com foco na versatilidade, as peças de um armário cápsula devem combinar entre si, contemplar o estilo da pessoa e estar alinhadas com a rotina. Se o homem trabalha no ramo executivo, por exemplo, o guarda-roupa deve conter peças formais.
Tendo esses aspectos como base, é preciso analisar os itens já disponíveis, a fim de entender quais se encaixam melhor com o estilo, rotina e necessidades, selecionando as peças versáteis e em boas condições.
Na hora de comprar roupas novas, é essencial ter em mente que o foco do armário cápsula não é a quantidade e sim a qualidade das peças. Sendo assim, pensar na necessidade daquela roupa, se ela será útil e se combinará com os outros itens do guarda-roupa pode ajudar a manter um consumo mais consciente.
Um fator que também pode auxiliar na hora de montar um armário mais funcional e objetivo é definir uma paleta de cores. Para decidir esse fator, a dica é avaliar os tons que já fazem parte do closet e identificar quais são mais usados.
Uma boa opção é investir em cores neutras como preto, branco, cinza e azul-marinho, que são elegantes e raramente saem de moda. A partir delas, é possível apostar em tons complementares para peças de roupa e acessórios, a fim de trazer mais personalidade ao visual.