A Prefeitura de Belmonte, por meio da Secretaria de Saúde e iniciou o processo de entrega de tablets, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. O dispositivo será usado para dar agilidade ao processo realizado pelos profissionais, garantindo, assim, melhor gestão da saúde na cidade, em virtude das informações que poderão ser disponibilizadas por meio do novo sistema.
Belmonte tem sido contemplada com recursos federais e esse é mais um de muitos que estão por vir. A partir da adesão de uma verba federal realizada ao final da antiga gestão.
Segundo a secretária de Saúde, Renata Diniz, espera-se que, com a aquisição dos equipamentos, seja aperfeiçoado o atendimento aos usuários da Rede SUS, com maior qualidade e eficiência, trazendo benefícios, tais como: a eliminação das fichas de cadastro das famílias, eliminação do processo auxiliar de digitação do cadastro, considerando o uso do CDS; redução no armazenamento de fichas de papel dentro da UBS; aumento na velocidade de compartilhamento de informação com o restante da equipe e; redução no tempo de cadastramento e atualização dos cadastros da população no território.
“Esse novo recurso, além de agilizar o trabalho dos profissionais, vai atualizar mais rapidamente os dados de cada usuário do SUS de Belmonte, possibilitando que a gestão municipal identifique e resolva de maneira mais eficaz, os principais problemas enfrentados pela população”, revelou Renata.
Em sua fala, o prefeito Bebeto Gama parabenizou os agentes pelo trabalho desenvolvido. “Fico muito feliz em vê-los contribuindo para que a saúde do município se desenvolva cada vez mais. Queria que vocês continuassem com essa visão, de inovar e melhorar o serviço. Que nossa gestão seja de muito trabalho e muita motivação”, disse o chefe do Executivo.
O município também contará com o suporte técnico de uma empresa especializada em implantar o sistema de gestão, que oferece a capacitação para os Agentes de Saúde e gestão para o auxílio no manuseio do sistema. O processo de capacitação foi iniciado hoje (12) e terá a duração de três dias, esse é o ponta pé inicial no desenvolvimento e melhoria no trabalho dos Agentes de Saúde e da gestão do município.