Durante dois dias de celebrações, a filarmônica proporcionou eventos marcantes em honra à data especial de 110 anos de fundação.
A festividade foi iniciada no dia 07/12 na Sede do núcleo João Reis filho localizada no bairro da Biela, de onde a filarmônica saiu em cortejo até a sua sede.
A Sessão Solene de Formatura na sede da instituição foi apresentada pelo cerimonialista Thiago ao lado do interprete de Libra, convocando as autoridades presentes para a composição da mesa.
Com a execução do Hino Nacional foi feito a abertura do evento e na sequência, novos músicos foram diplomados com entrega de certificados e insígnia.
Durante a cerimônia também foram entregues certificados de novos sócios contribuintes, fortalecendo os laços da comunidade com a entidade.
Usaram da palavra durante o evento o gerente da caixa econômica de Belmonte, o Presidente da Câmara de Vereadores Luluca da Ambulância, o Advogado e vereador eleito Mathias Barreto, o Pai de Santo Ujurai, o maestro Joãzinho e o Prefeito eleito Iêdo Elias que estava acompanhado da esposa Dra. Tarcisía Fonseca Elias.
Todos os presentes em seus discursos parabenizaram a instituição, e exaltaram o importante trabalho mantido pela filarmônica na promoção da cultural local bem como seu papel de transformação social para a vida dos diversos jovens que são acolhidos pela entidade.
O prefeito eleito, Iêdo Elias em sua fala parabenizou a instituição e surpreendeu os presentes com um convite ao Presidente da filarmônica Alan Gabriel de ser seu futuro secretário de cultura.
“Estou lhe fazendo o convite formal de ser meu futuro secretário de cultura, pois quero fazer mais e melhor do que já fiz em Belmonte, quero oxigenar meu mandato, investindo na educação para que os jovens de Belmonte tenham oportunidade e, nós seremos agentes facilitadores. O coração não poderá bater só de um lado, mas sim para as duas filarmônicas a 15 e a Lyra. A disputa sempre foi e será salutar, pois quanto mais forte for uma mais a outra será puxada. E anuncio aqui também que próximo ano terá mais 100 mil reais para cada filarmônica com o apoio do nosso Deputado Federal Arthur Maia”.
O padre Lucas Pereira Matos finalizou a noite de sábado com uma previa reflexão e deu a benção final.
“Precisamos valorizar o que é nosso e a Lyra é um patrimônio de Belmonte que tem a finalidade de mostrar Belmonte para Bahia e quem sabe para o Brasil, expandir, ir além das fronteiras. Que a padroeira dessa Lyra continue abençoando, intercedendo por esta intuição, mantendo esse legado de fé, de esperança e principalmente de amor. Está aqui significa amar, porque ninguém toca o que não gosta, toca porque ama”, disse o Padre Lucas.
A Filarmônica 15 de Setembro também marcou presença no evento, deixando o momento ainda mais especial, prestando homenagens a Lyra pelos seus 110 anos de fundação.
No dia do aniversário, 08/12, a tradicional alvorada ecoou nas primeiras horas da manhã, marcando a passagem da banda pelas casas dos estreantes, onde foram calorosamente recebidos pelas famílias agradecidas.
À noite, a filarmônica participou da missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora do Carmo.
A Filarmônica Lyra Popular de Belmonte continua a escrever sua história, não apenas como uma entidade musical, mas como um agente de mudança e inclusão social na comunidade. Através do poder da música, a filarmônica de Belmonte está, sem dúvida, construindo um legado que ressoará por muitos anos.
Veja abaixo o Documentário Lyra Popular de Belmonte – Um Século de Música
A Filarmônica Lyra Popular agradece o apoio fundamental da empresa Frutatlan e da Prefeitura Municipal de Belmonte. Expressa também profunda gratidão à CAIXA e ao Governo Federal, importantes parceiros na realização desse Projeto Cultural e Social. Além de agradecimento especial a todos os sócios, contribuintes e comunidade belmontense pelo apoio e parceria ao longo de todos estes anos.