Marketing Digital

Dicas para escolher o violão ideal para iniciantes

Design, cordas e outras características dos violões clássico, folk e jumbo podem confundir quem está buscando o instrumento pela primeira vez

 

Braço direito de muitos cantores e responsável por dar melodia a canções de diferentes estilos musicais, o violão é um dos instrumentos mais populares do mundo. Sua sonoridade e versatilidade acumulam admiradores, fazendo com que muitos se interessem e queiram aprender a tocá-lo.

No entanto, com diferentes modelos, tipos, cordas e marcas, saber como escolher um violão nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso, uma decisão errada pode comprometer o processo de aprendizado de quem é iniciante, afinal, as características do instrumento podem impactar diretamente no nível de dificuldade e também na amplitude do som. 

Por esse motivo, antes de adquirir um violão para aprender a tocar, é preciso considerar o objetivo do instrumento, analisar os modelos disponíveis, definir o tipo e as cordas e priorizar marcas conhecidas no mercado musical. Tendo atenção nesses detalhes, é fácil encontrar um violão ideal para o aluno iniciante.

Considere o objetivo do aprendizado

O primeiro ponto que deve ser considerado ao escolher um violão é o objetivo que o instrumento terá. Algumas pessoas procuram apenas um hobby, outras o utilizam como porta de entrada para o cenário musical, por exemplo.

Ter esses pontos em mente é importante, pois cada um necessitará de um violão diferente. Quem busca aprender a tocar para seguir a carreira profissional provavelmente precisa de modelos mais sofisticados e, com isso, de um orçamento maior.

Tenha atenção ao modelo

Com o objetivo definido pode-se pensar no modelo. Nas lojas de instrumentos musicais é possível encontrar diversos estilos e tipos de violão. Entre eles estão o clássico, o folk e o jumbo.

Esses modelos podem parecer similares, mas cada um apresenta particularidades e tamanhos diferentes. Os violões maiores possuem volumes mais altos e cheios, enquanto os menores atendem a timbres menos robustos.

O modelo clássico é bastante utilizado por quem gosta de tocar estilos musicais mais brasileiros, como bossa-nova, MPB e samba, por ter corda de nylon e emitir um som mais aveludado.

O violão folk, como o próprio nome já sugere, é bastante utilizado para músicas com a pegada mais sertaneja, pois possui um corpo maior e cordas de aço que trazem uma sonoridade mais metalizada.

Além disso, esse modelo também costuma ser explorado em músicas do gênero pop, rock e gospel. Por ter o corpo leve, não demandar muito esforço para ser tocado e apresentar um som amplo, o violão folk costuma ser mais indicado para iniciantes.

Já violão jumbo apresenta o design similar ao modelo clássico, mas, em termos de som, suas cordas de aço dão às músicas uma entrega mais densa e grave.

Mas antes de adquirir um modelo, pode ser interessante conversar com o professor para verificar se determinado violão se encaixa às necessidades do aluno.

Caso o iniciante seja uma criança, é importante buscar por tamanhos menores que atendam às medidas desse aluno. Atualmente, é possível encontrar violões clássicos, folks e jumbos para adultos e também para os pequenos.

Defina o tipo de violão

Além do modelo, o tipo do violão também pode impactar na propagação do som. Quando o assunto é violão, é preciso ter em mente que existem os acústicos, elétricos e os eletro acústicos.

Em linhas gerais, os violões acústicos não possuem entrada para cabos que se conectam com amplificadores. Dessa forma, esse tipo propaga o som de seu próprio corpo, de maneira acústica.

O violão elétrico, ao contrário, possui entrada para cabeamento para que seu ruído seja amplificado. Cabe ressaltar que esse modelo, ao ser tocado de forma natural, costuma produzir um som mais baixo. Já o violão eletro acústico é uma junção dos dois anteriores, atendendo às duas necessidades.

Nesse caso, a escolha irá depender do objetivo do aluno. Se a intenção for aprender a tocar violão por um hobby, o modelo acústico pode atender melhor. Já quem busca um instrumento para fazer shows, o ideal é optar pelo elétrico. No entanto, caso ainda haja dúvida, a melhor opção é escolher o eletro acústico.

Cordas também importam

Como mencionado anteriormente, alguns modelos de violão apresentam cordas de nylon e outros de aço. Esse detalhe é importante para a questão da sonoridade do instrumento e também pode impactar no aprendizado do aluno.

As cordas de nylon costumam ser mais macias, sendo mais indicadas para treinar a posição dos acordes e também fazer os famosos dedilhados. As de aço, por sua vez, são firmes e, por isso, bastante utilizadas com palhetas.

Para o iniciante, optar por um violão de aço no começo pode ser mais complicado e provavelmente irá resultar em mais calos nos dedos. No entanto, esse modelo costuma apresentar um braço mais fino, que facilita na hora de dominar os acordes das músicas. A dica é buscar por violões de nylon com essa característica.


Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

O que é Data Science e como ele te ajuda no marketing digital?

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Conheça os cinco principais sinais de uma traição

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Marketing digital na “lata”: um guia para esse mundo 

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: