Marketing Digital

Como ensinar o pet a fazer as necessidades no local correto?

Quem adota um cachorro sabe que a disciplina é uma das etapas mais importantes do cuidado com os pets. Logo nos primeiros meses com o novo integrante da família, é preciso pôr em prática alguns ensinamentos como ensiná-lo a fazer as necessidades no local correto e usar um tapete higiênico lavável, se necessário.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil. Por não saberem o local correto, alguns cachorros insistem em utilizar áreas da casa e até mesmo móveis como sanitário. O ambiente pode ficar sujo e malcheiroso, o que é frustrante tanto para o tutor quanto para o cão.

Diante desse cenário, muitos tutores tendem a brigar, chamar a atenção, dar palmadas e deixar os animais de castigo, como uma tentativa de ensiná-los. Na maioria dos casos, o animal continua urinando e defecando no local errado, mostrando que o método de punir só gera estresse e não é o mais adequado para educar o pet.

Além disso, se o tutor briga com o pet, ele pode entender que fazer xixi e cocô é errado e pode acabar fazendo as necessidades escondido ou ficar segurando por muitas horas, o que ocasiona problemas no organismo.

Para os tutores que enfrentam esse tipo de problema, existem algumas dicas que podem auxiliar no adestramento dos animais e facilitar a dinâmica da casa. Além de paciência e persistência, é preciso escolher um ambiente próprio para as necessidades, acompanhar o animal, evitar broncas e investir em recompensas.

Escolha um local da casa para o animal fazer as necessidades

O primeiro passo para orientar o animal a fazer as necessidades no local correto é escolher um espaço da casa para ser usado como sanitário. É importante destacar que os animais são parecidos com os seres humanos e não gostam de fazer refeições próximo ao banheiro. Dessa forma, separe um canto para colocar as vasilhas com água e ração e outro para o cocô e o xixi.

Após determinar o local, é hora de forrar o espaço com a fralda de chão para cachorro. Além de ser absorvente e impedir que a urina vaze e escorra, o item higiênico facilita a limpeza do ambiente.

Outro detalhe importante que pode ajudar é remover os outros tapetes da casa. Os animais podem assimilar os objetos decorativos e fazer as necessidades fora do local reservado. A ideia é que, conforme ele for aprendendo no adestramento, os têxteis voltem aos poucos a ocupar o chão.

Acompanhe o animal 

Nos primeiros dias de treinamento é indispensável a presença do tutor por perto. Muitos cachorros costumam fazer as necessidades quando acordam, ao terminar de comer e após brincar.

Observe a rotina do cão e, sempre que perceber que está na hora de ele se aliviar, leve-o ao espaço reservado e espere. Com o tempo, ele vai assimilar que deve se dirigir àquele local quando quiser fazer suas necessidades e não precisará mais de acompanhamento.

Tenha calma

Durante o período de adestramento do animal, é comum que os tutores percam a paciência e tomem atitudes repressivas quando encontram as fezes em locais inapropriados. Nessas horas, é preciso manter a calma e ignorar os erros do animal.

Os cães não aprendem sob pressão e, em alguns casos, podem desenvolver traumas e até mesmo distúrbios, como comer as próprias fezes, por exemplo. Além disso, alguns animais tendem a escolher espaços escondidos da casa para fazer suas necessidades por medo do dono. Outros podem entender que tal atitude é errada e fazê-la quando quiser ganhar atenção.

Por esses motivos, evite brigar, esfregar o focinho do animar ou qualquer outro tipo de represália. A melhor alternativa é ser paciente e ignorar a situação.

Invista na associação positiva

Um fator que tende a surtir efeito durante o treinamento é o elogio quando o animal faz as necessidades no local correto. Sempre que notar que o cão utilizou o tapete higiênico para urinar ou defecar, é importante parabenizá-lo pela atitude.

Faça festa, brinque com ele, ofereça petiscos ou dê carinho. Nessas horas, é importante dar algum tipo de recompensa para que o animal faça uma associação positiva ao fazer as necessidades no local orientado.

Tenha atenção

Seguindo as orientações acima, muito provavelmente o animal irá aprender a urinar e defecar no local correto. No entanto, caso o cão apresente resistência, é preciso que o tutor mantenha a atenção, pois isso pode indicar problemas físicos, emocionais ou neurológicos.

Nesse caso, procure um veterinário e informe a situação para ter a orientação correta sobre o quadro do animal.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

Como Interpretar Métricas de Engajamento de E-mail Marketing para Melhorar Taxas de Abertura e Clique

O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para engajar os consumidores e…
Read more
Marketing Digital

Análise de Funil de Conversão: Identificando Gargalos e Oportunidades de Otimização em Campanhas Digitais

A análise de funil de conversão é uma ferramenta fundamental para identificar gargalos e…
Read more
Marketing Digital

Dicas de Marketing de Conteúdo para o Mercado Português

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para empresas em Portugal que desejam atrair…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: