Os calçados de borracha já fazem parte da lista de itens essenciais no vestuário. Confortáveis, práticos, democráticos e conectados com o clima tropical do Brasil, as peças são usadas tanto fora quanto dentro de casa, ajudando a compor visuais que agradam aos mais diferentes estilos.
Tanto é que a busca por chinelos, um dos clássicos modelos de calçados de borracha, apresentou crescimento de 78,6% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período no ano passado — de acordo com um levantamento da Rede, empresa de meio de pagamentos do Itaú Unibanco.
Como são itens usados frequentemente, eles acabam acumulando sujeira e necessitando de uma boa higienização. Para garantir mais durabilidade ao material, os calçados de borracha termoplástica – Termoplastic Rubber (TR) – como babuche, slide e tênis, precisam de cuidados específicos, assim como acontece com outras peças do vestuário.
Deixe os calçados de molho
Existem diversas formas de higienizar os calçados de TR, mas é preciso ter em mente que algumas delas podem danificar o material e sua estrutura. Usar a máquina de lavar, por exemplo, é uma das práticas mais comuns, porém devido ao atrito que o aparelho pode causar, não é o método mais indicado.
Uma das formas mais eficazes de higienizar os calçados de borracha, sem causar danos a peça, é deixá-los de molho por alguns minutos. Para isso, é necessário separar um balde ou uma bacia com água morna e um pouco de sabão.
Os itens devem ser mergulhados no recipiente, de tal forma que fiquem cobertos por água. Para facilitar o processo, pode ser interessante utilizar algum objeto para fazer peso sobre os calçados e deixá-los submersos.
Use sabão em barra e escova ou esponja
Após deixar os calçados de molho, o uso de sabão em barra e uma escova ou esponja podem ajudar. Esse processo irá auxiliar na remoção de manchas que porventura não tenham saído na etapa anterior.
Para higienizar, basta pegar os itens ainda úmidos e esfregar cuidadosamente com a escova ou esponja. Caso a sujeira esteja muito profunda, é possível utilizar produtos de limpeza com material abrasivo, mas tomando cuidado para não danificar o calçado.
Vale lembrar que algumas peças apresentam detalhes delicados ou até mesmo glitter. Nesses casos, o uso de escova ou esponja não é o mais indicado e sim um pano úmido.
Aposte em receitas caseiras para tirar odores
Quem tem problema com odores fortes nos pés pode apostar em receitas caseiras para eliminar o cheiro de calçados em geral.
O vinagre e o bicarbonato de sódio, por exemplo, são uns dos ingredientes mais utilizados para auxiliar nesse processo. A ideia é realizar uma mistura com um pouco de cada produto, aplicar sobre o calçado e deixar agir durante alguns minutos.
Vale lembrar que também é possível usar o bicarbonato sozinho para eliminar odores. Nesse caso, basta aplicar uma colher do produto dentro do calçado e deixar atuar por 24 horas.
Deixe os calçados secarem ao ar livre e na sombra
A secagem é uma etapa da higienização que nem sempre recebe a atenção necessária. A recomendação é, após lavar bem e retirar todas as manchas e odores do calçado, reservá-lo em um ambiente arejado com sombra.
Embora a presença do sol possa ajudar a secar os itens mais rápido, essa exposição, principalmente se for feita recorrentemente e direta, pode causar danos ao produto. Sendo assim, a melhor opção é deixar o calçado secando ao ar livre na sombra, podendo ser no quintal, varal ou até próximo a uma janela.