4 Cuidados para quem tem piercing na língua

Com o passar das eras, o ser humano foi sempre inventando novas maneiras de se ornamentar para a sua vida, para festas, para encontro sociais. Mas se pensarmos historicamente, as roupas e os penteados nunca foram suficientes.

Sempre inventamos novas formas de nos enfeitarmos, desde tatuagens e piercings se engana quem pensa que o piercing é uma invenção de civilizações modernas como as de hoje.

Existem relatos de várias tribos indígenas ao longo de todo nosso planeta, usando acessórios que lembram piercings, com o que eles conseguem fazer artesanalmente por lá.

Um bom exemplo disso são as mulheres com argolas no pescoço, tradicionalmente conhecidas da Tailândia, que por mais que esse ordenamento não pareça muito comum para nós, não deixa de ser um acessório de beleza para elas, como piercing é para nós. 

E não podemos nos esquecer que existem vários tipos de piercing, que vão em lugares diferentes e precisam de cuidados diferentes. 

Muitas pessoas vão, colocam piercing e não param para pensar nos cuidados que vão ter quer ter, tanto depois de colocar, quanto também depois da cicatrização.

É algo que vai dentro da pele, então deveria ser óbvio que o cuidado deve ser máximo. Mas como muitas pessoas colocam a emoção e por achar bonito, acabam passando do tutorial de como cuidar do próprio piercing.

E por sorte nós estamos aqui. Hoje vamos listar algumas dicas de cuidado para quem tem piercing, seja ele recente ou há muito tempo.

Higiene bucal para os piercings na boca

Existe uma longa lista de piercings que se colocam na boca, desde o que vai na língua, até os lábios ou mesmo na bochecha. Todos os modelos que precisam entrar em contato com a sua boca pela parte de dentro exigem a mesma coisa: uma higiene bucal exemplar.

Pensamos o seguinte: a nossa boca já é um lugar complexo, que precisamos cuidar com espuma, enxaguante, com todo tipo de produto para que possamos ter além de um hálito fresco, tudo saudável ali dentro.

Imagina então se um pedaço de ferro faz parte da convivência? O buraco do piercings, seja onde ele for, é sensível a bactérias, ainda mais perto de mucosas, e por isso é muito importante que você sempre mantenha tudo ali limpo.

Uma infecção pode atingir o buraco do piercing, e se não for tratado direito, pode gerar um problema sério de saúde. Então já sabe, saúde bucal em dia, sempre.

Não fume

E por falar em higiene bucal, sabe uma coisa que realmente destrói a sua boca com o tempo? Cigarros.

Os componentes químicos do cigarro basicamente não apodrecem a sua boca como um todo, desde estragar os dentes até amarelar a língua. E se ele tem me feito direto na sua língua, o que ele não pode fazer com o lugar onde está o seu piercing?

Novamente estamos falando do sério risco de uma infecção, algo que pode te fazer parar no hospital, perder o piercing, talvez a língua e talvez até a vida.

Se você quer ter piercing na língua, você tem que saber que vai abrir mão de algumas coisas, e os cigarros é um deles. E não se engane, narguilés, vapes e cigarros eletrônicos também estão fora de questão. 

Cuidado com quem você beija

A troca de fluidos não é permitida nas primeiras 3 semanas, e apesar de depois disso ser liberada, é interessante que você preste atenção com quem vai fazer essas trocas.

Doenças que podem ser transmitidas por beijo obviamente vão fazer mal para uma língua, e mais mal ainda para uma língua com piercing.

Lave seu piercing

Atenção jovem preguiçoso, não é porque ele não sai da sua boca, que ele não se sujou. É importante que você periodicamente retire o piercing e o lave de forma correta. Muitas pessoas acreditam que a melhor forma de lavar é retirando-o, e usando sal marinho.

Isso realmente ajuda, mas é interessante também usar sabonete antimicrobiano. Além também de muita água. Isso também lembra que você nunca deve ficar tocando o piercing com as mãos enquanto ele estiver na sua boca, apenas antes de lavar, e nunca depois.

Cuidado ao trocar de piercing

Se você quer outra joia, outro modelo, tome muito cuidado com onde vai comprar. Se você economizar demais corre o risco de pegar uma marca ruim, com um metal inapropriado.

Isso pode gerar um problema gigantesco, que vai desde você tendo uma irritação na língua, na boca ou mesmo uma alergia gigantesca que pode virar uma infecção se você não levar a sério.

Se você mudar a joia e sentir que está doendo, coçando ou inchado, retire ela imediatamente, porque ou seu corpo rejeitou aquela, ou ela é de um metal tão ruim que está fazendo mal para a sua saúde, então atenção para não usar qualquer coisa.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA