Marketing Digital

10 tendências para o mercado de trabalho do futuro

Ciência, relações profissionais e tecnologia são áreas cujo crescimento está acelerado

Os últimos dois anos aceleraram mudanças, em diversos aspectos, que estavam previstas para os próximos dez anos. O desenvolvimento científico, as relações de trabalho e a tecnologia são exemplos de áreas em transformação. Essas previsões constam no Tech Trends Report 2022, relatório elaborado por uma das pesquisadoras futuristas de tecnologia mais importantes do mundo, Amy Webb.

Em março de 2022, durante o festival de inovação e tecnologia South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas, a pesquisadora apresentou estudos e tendências para o mercado de trabalho do futuro. Algumas delas já são realidade para algumas pessoas em diversos países, como o Brasil. É o caso, por exemplo, do trabalho remoto e da atenção à saúde mental.

A multinacional de benefícios Sodexo apontou em um levantamento que, no mundo, 15% dos trabalhadores experimentaram piora no bem-estar mental durante a pandemia, enquanto no Brasil, 30% passaram pelo problema. Devido a essa disparidade, as empresas têm investido em programas de bem-estar e saúde mental. O benefício vale-refeição, por exemplo, faz parte de pacotes que visam manter a boa saúde do trabalhador, uma das tendências dentro das corporações.

O uso de ambientes digitais imersivos, a valorização do bem-estar e a redução da jornada de trabalho também são identificadas como tendências. Os próximos dez pontos ajudam a resumir o futuro do mercado de trabalho, com realidades que podem entrar em vigor ao longo dos próximos anos.

1.  Metaverso já é realidade

Uma pesquisa global feita pela Microsoft revelou que 52% dos funcionários entrevistados estão abertos aos espaços digitais imersivos no metaverso para realizarem atividades como conferências no próximo ano.

Algumas empresas já usam o metaverso para, por exemplo, contratar profissionais de qualquer parte do mundo, como a Samsung, que promoveu uma feira de recrutamento em sua plataforma.

2.  Saúde mental é problema corporativo

O estudo “O futuro da vida no trabalho”, da Sodexo, entrevistou colaboradores de diversos países e indicou ser essencial manter a atenção na saúde mental a partir de 2022.

A questão foi levada para a esfera corporativa a partir do grande crescimento de casos de burnout e do seu estabelecimento como uma doença do trabalho pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início deste ano.

3.  Em vez do trabalho, prioridade é viver

A pesquisa da Microsoft mostrou que os trabalhadores mudaram as suas prioridades nos últimos dois anos. Mais da metade deles (53%) estão propensos a favorecer a saúde e o bem-estar em vez do trabalho. Afirmaram preferir a família e a vida pessoal ao trabalho 47% deles.

4.  Flexibilidade para realizar as tarefas

A flexibilidade no trabalho já é uma realidade presente no mercado e tende a permanecer. Segundo a pesquisa da Microsoft, por meio de plataformas de gerenciamento de projetos, como o Trello, colaboradores passam a ajustar suas tarefas conforme a disponibilidade de horário. Essa dinâmica aumenta a produtividade e a satisfação dos membros da equipe.

5.  Semana de quatro dias

O modelo de semana com quatro dias está sendo testado em países como Bélgica e Reino Unido. Além disso, algumas companhias no Japão estabelecem um dia a mais de folga na semana, sem que isso prejudique a produtividade.

No Brasil, a martech Winnin, que mapeia dados de consumo, implantou a semana de quatro dias após reconhecer, durante um período de experiência, uma melhora na pontualidade e na produtividade das entregas.

6.  Trabalho presencial somente por um bom motivo

De acordo com o estudo da Microsoft, o trabalho híbrido já não é mais uma tendência. Para 38% dos funcionários ouvidos que atuam nesse modelo, o principal desafio do trabalho híbrido é compreender o motivo das idas presenciais ao escritório.

Manter uma comunicação eficiente sobre os objetivos desses encontros e redefinir o papel do ambiente presencial é uma tarefa para os líderes.

7.  Inteligência artificial vai gerar empregos

Conforme prevê o Fórum Econômico Mundial, a inteligência artificial e a automação devem criar cerca de 100 milhões de empregos nos próximos três anos, além de mudar diversas funções que já existem.

8.  O escritório do futuro é phygital

O estilo phygital estará presente nos espaços de trabalho corporativos. Isso significa que eles serão físicos e digitais ao mesmo tempo. Os escritórios e salas irão permitir uma ampla interação entre os colaboradores que estejam na empresa ou fora dela.

A atualização será feita por meio da tecnologia e do metaverso, conforme estudo da Herman Miller.

9.  Escritório verde

Um ambiente de qualidade para trabalhar em casa passou a ser um investimento para profissionais e empresas que atuam em home office.

De acordo com um estudo feito pela plataforma de arquitetura Archademy, metade dos projetos residenciais incluem o escritório como o novo espaço da casa. As melhorias são, muitas vezes, financiadas pelas empresas.

A biofilia aparece como umas das principais tendências, já que plantas e animais ganharam destaque na rotina de confinamento. Conforme a pesquisa, o uso de plantas passou a ser mais comum nos projetos de decoração.

10.              Resultados são os novos parâmetros

Desde 2020, fortalece-se a tendência de análise da produtividade de funcionários pelo resultado obtido e não por horas trabalhadas, conforme dados de pesquisa realizada pela Adecco em parceria com a consultoria LHH.

Dos trabalhadores e líderes ouvidos, 73% concordam com a afirmação. Para 57% dos entrevistados, os colaboradores teriam o mesmo desempenho trabalhando menos que 40 horas semanais.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

Dicas para abrir um escritório de advocacia com sucesso

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Habeas Corpus: entenda como funciona

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Quais as melhores cores para pintar a casa?

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: