Especiais
Publicada em 05 de Outubro de 2017 ás 12:17:53

Como adestrar um gato? Veja dicas infalíveis

Reprodução/ Shutterstock
O carinho e a paciência são as melhores estratégias para adestrar um gato

Pouca gente sabe e muitos se questionam se é possível treinar o felino para ser mais educado, assim como fazemos com o cachorro. Mas a resposta é: sim, há técnicas de como adestrar um gato, muito úteis no caso daquele pet bagunceiro e descobediente. Alguns comandos relativamente simples já podem melhorar, e muito, a relação tutor-animal.

Quer descobrir como adestrar um gato? Então confira algumas maneiras de controlar de forma mais fácil o pet e como mantê-lo mais obediente.
 
Convença o gato
Ele pode responder a todos os comandos, mas com algumas condições, como ganhar rescompensas. Dê comidinhas, guloseimas e torne tudo uma brincadeira. Comece tratando-o com muito carinho e paciência. 
 
Ensine pouco a pouco
Não exija muito do pet, porque não sairá como o esperado. Repita várias vezes os mesmos comandos e sempre que ele acertar, faça um elogio e em seguida o nome dele. Assim, sempre que o dono o chamar, vai saber que é por algo positivo. Ao contrário, o "não" vai soar como uma reprovação e o gato perceberá isso ao longo do tempo. Depois de repetir o nome e de uma atividade concluída com sucesso, ofereça os petiscos.
 
Sempre que ele subir na TV ou arranhar o móvel , reforce o quão negativa é a ação dele e não espere passar muito tempo para repreendê-lo. 
 
Controle o espaço
O espaço que ele terá é outra chave para adestrá-lo. Procure restringir a área livre para o gato se movimentar. Coloque alguns obstáculos em volta do local onde ele está e chame-o falando "venha". Isso também o fará associar o chamado a um acontecimento bom. Se ele tomar uma bronca vai entender que não deve voltar ao ambiente (atitude que deve ser tomada sempre que ele estiver arranhando as coisas e subindo onde não deve).
 
O que não fazer
A ideia é motivá-lo e evitar ao máximo dar broncas o tempo todo ou tratá-lo com rigidez. A punição leva o felino a ficar agressivo e dificulta seu aprendizado, conforme ele se torna mais resistente.
 
Também não adianta escolher um momento de distração do pet. Se ele estiver de olho em alguma presa ou entretido com o brinquedo , provavelmente vai se irritar ao ser tirado desse ambiente.
 
Esse treinamento deve ser realizado desde filhote e de preferência ainda antes dos dois anos de idade. Até porque, diferente dos cães, essa espécie não gosta tanto de agradar seu dono e dificilmente será obediente apenas por vontade própria.
Agora você já sabe como adestrar um gato da melhor maneira. 
 

Redação BK2 com informações do ig

 
Publicada em 05 de Outubro de 2017 ás 12:17:53
Outras Notícias de Especiais
22 de Novembro de 2017 ás 11:46:03
22 de Novembro de 2017 ás 10:50:15
24 de Outubro de 2017 ás 11:44:48
05 de Outubro de 2017 ás 11:58:14
13 de Setembro de 2017 ás 09:52:48
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line