Especiais
Publicada em 16 de Agosto de 2017 ás 09:25:34

Festa de aniversário na escola: Como organizar cada detalhe

Se você está buscando inspirações para organizar uma festa de aniversário na escola do seu filho, chegou no lugar certo! Veja diversas ideias simples, práticas e bem legais para tornar o dia do aniversário do seu filho ainda mais divertido ao lado dos coleguinhas na escola!

Para escrever sobre  esse tema, que pretendo que seja útil para muitas mamães festeiras, lembrei da minha super Tia Sueli, lá do Ensino Fundamental. Na nossa época as festinhas não eram na sala de aula, não lembro de já ter ido em alguma. O costume era mesmo reunir os amiguinhos do colégio, do prédio e os primos em casa em torno de uma mesa com um bolo – feito pela Dona Margot – e docinhos – brigadeiro, beijinho e cajuzinho. Na sala de aula a professora puxava os parabéns, chamava na frente da turma para ganhar um beijo e um abraço e a gente se sentia realmente especial. Outros tempos, lembram?
 
Festa de aniversário na escola
 
Hoje em dia as comemorações na escola são comuns e em uma turminha de vinte alunos é quase certo acontecerem vinte festinhas durante o ano. Mas como organizar isso de forma que dê certo, que todos se divirtam e que não enlouqueçam a professora? Como preparar e levar as coisas da festa de forma prática? O que pode e o que não pode na escola? Reuni todas as dicas que pude a partir de depoimentos de mães que fazem festa na escolinha dos seus filhos, de professoras amigas e conhecidas que ajudam as mães dos alunos a organizar e de sites especializados em artigos para festas. Tenho certeza que as dicas vão te ajudar bastante!
 
Vantagens da festa de aniversário na escola
 
Por alguns bons motivos, um deles é que nem sempre é possível organizar a festa dos pequenos em salões ou bufês. As vezes você realmente não tem data disponível, não tem um salão no seu prédio nem gosta de pedir favor a algum parente. Minha mãe mora ao lado do salão de festas do prédio dela, um espaço ótimo com um preço bem acessível e ela já perdeu a conta de quantos aniversários de filhos de conhecidos já fez aqui. As vezes o ambiente escolar é escolhido apenas por falta de opção mesmo.
 
Festa de aniversário na escola sem gastar muito
 
O segundo motivo e a grande vantagem desse tipo de comemoração é o baixo custo. Além de não ter que arcar com as despesas do salão, bufê, garçons, comidas para crianças e pais das crianças porque você faz uma versão resumida da festa e a alegria da criança está garantida até por um décimo do preço. E ainda tem aquilo, acabou o refrigerante, acabou o salgado, terminou a festa. Quando a comemoração é em casa, enquanto tem gente a gente fica servindo coisas e mais coisas. E tem aquele pessoal que parece estar esperando o ônibus começar a rodar de manhã, não vai embora nunca!
 
Festa de aniversário na escola: Criança feliz
 
O último motivo que vou listar, embora tenham muitos mais é que a festa na escola é garantia de agradar ao seu filho da melhor forma possível. Estarão lá os colegas de todos os dias, ele vai se sentir amado, feliz. A professora que ele ama estará presente e serão momentos divertidos em que ele será o foco de toda atenção e carinho. Afinal não é essa a ideia de uma boa festa?
 
Como organizar uma festa de aniversário na escola
 
Claro que não é chegar no dia do aniversário com a mala do carro cheia de tralhas buzinar e pedir pro porteiro da escola ajudar a descarregar. Não seja esse tipo de mãe. Existem algumas regras que garantem a boa execução do seu planejamento.  Antes de organizar a festinha do seu filho na escola é importante observar alguns pontos. Aqui vão algumas dicas:
 
Calcule o número correto de alunos
 
Não podem faltar kits, lanches, comidas porque se tem pra um e não tem pro outro a choradeira vai ser no ouvido da professora e isso não é nada bom. Para evitar qualquer transtorno a palavra é a mesma: planejamento. Pergunte o número de alunos da turma para calcular a quantidade de comida, bebida e lembrancinhas. Conte e reconte!
 
Peça autorização de quem for necessário
 
Cada lugar tem suas normas e para saber tudo bem direitinho  entre em contato com a direção, professora ou coordenadora de ensino e se informe sobre as regras da escola para a realização da festa. Há escolas onde as comemorações são conjuntas, uma por mês para todos os aniversariante onde os custos são divididos. Portanto, saiba quais são as normas da escola de seu filho, antes de se planejar. Pergunte sobre os alimentos permitidos, música durante a festinha, brincadeiras etc. Vai dar tudo certo se você tiver todas as informações antes.
 
Decoração de festa de aniversário na escola
 
Defina o tema da festa e escolha itens de decoração que sejam de fácil transporte. Toalhas de TNT, bandeirinhas ou faixas com o nome da criança e bexigas são bem-vindas. São práticas, decoram e as crianças adoram.  Temos aqui no blog uma infinidade de posts sobre os temas mais pedidos do momento e temas clássicos. Certamente as inspirações não vão faltar.
 
O que servir na festinha?
 
Certifique-se dos alimentos e bebidas permitidos pela escola como doces e refrigerantes, por exemplo. É sério isso, viu? Se a mãe de um coleguinha que não permite o consumo de açúcar, glúten ou outros alimentos ficar sabendo que foi servido pode causar problemas para a escola. Converse e planeje-se. Algumas ideias divertidas e naturebas para você oferecer como sugestão de cardápio:
 
Espetinhos de Fruta
 
Vejam que ideia maravilhosa e bem chamativa, espetinhos fazem muito sucesso com a criançada, ainda sendo saudável, é uma ótima sugestão para o seu cardápio hein?
 
Bananas de Chocolate
 
E para animar um pouco e não deixá-los sem nenhum doce, você pode pensar em unir as duas coisas. Uma ideia deliciosa, e que irá influenciá-los a começar incluir frutas nas refeições.
 
Sanduichinhos decorados
 
Agora que tal esses lanchinhos? Você pode recheá-los com patê, maionese ou presunto e mozzarella. Não é o lanchinho mais fofo que já viram? Podem apostar que será o sucesso da festa!
 
Leve tudo pronto de casa
 
Além da comida, bebida e itens decorativos, envie os utensílios que serão utilizados como copos descartáveis, guardanapos, talheres, pratinhos, vela etc.
 
Kit Festa para festa de aniversário na escola
 
Você pode optar por enviar kits personalizados individuais com os quitutes ou em embalagens próprias com o bolo, salgadinhos e docinhos. O ideal é calcular a mais a quantidade de comida e bebida, lembrando dos amiguinhos e da equipe de professores e assistentes que cuida de seu filho.
 
Lembrancinhas para festa de aniversário na escola
 
Capriche nas lembrancinhas: apitos, língua de sogra, óculos coloridos, bolinhas, kits para colorir,entre outros brinquedinhos vão encantar as crianças. Você pode incluir um saquinho ou maletinha com algumas guloseimas como balas de goma, pirulitos e bombons. Os pequenos vão adorar!
 
Brincadeiras para festa de aniversário na escola
 
Caso planeje realizar alguma atividade recreativa com as crianças ou levar animadores para a festinha, verifique na escola essa possibilidade. Em um outro post aqui do blog, falamos sobre brincadeiras para gincanas escolares, pode ser uma boa dica para entreter a criançada numa tarde bem divertida!
 
Festa de aniversário na escola gastando pouco
 
Depois do planejamento, mãos na massa! Com uma semana de antecedência, envie os convites aos amiguinhos, prepare a decoração, as lembrancinhas e entre em contato com os fornecedores para encomenda do bolo, salgados e doces, caso você não os faça. Há empresas e padarias que trabalham com kits de festas infantis na escola.
 
Acerte o horário
 
Por fim, combine um horário específico na escola para levar a comida, a bebida e decorar a mesa. E não se esqueça de registrar a festa e levar a máquina fotográfica.
 
Dicas gerais para o sucesso da festinha
Check list da festinha na escola:
 
:: Verificar todas  as regras da escola quanto a comemoração
:: Escolher um tema que a criança goste
:: Marcar a data (caso não seja no dia do aniversário da criança) e reservar na instituição
:: Pensar a identidade e a decoração (este último, sempre seguindo as regras)
:: Pense o cardápio (lembre-se sempre que os pequenos comem muito pouco mesmo)
:: Bole atividades animadas, lúdicas e culturais (caso seja permitida uma atração como oficina ou contação de histórias)
:: Bolar uma lembrancinha bem legal
:: Registrar a festinha
:: a confirmar se algum coleguinha da turminha tem alergia a determinado alimento. Caso sim, vale combinar com a mãe sobre o lanche especialmente preparado para o pequeno
:: se a escola tem alguma restrição quanto ao cardápio e lembrancinhas
 

Redação BK2 com informações do R7

 
Publicada em 16 de Agosto de 2017 ás 09:25:34
Outras Notícias de Especiais
13 de Setembro de 2017 ás 09:52:48
16 de Agosto de 2017 ás 14:27:31
20 de Julho de 2017 ás 15:12:03
20 de Julho de 2017 ás 14:51:50
14 de Julho de 2017 ás 10:09:31
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line