Especiais
Publicada em 09 de Maio de 2017 ás 11:32:11

Venda ou alugue: confira cinco dicas para valorizar o seu imóvel

A aquisição da cada própria é o sonho de boa parte dos brasileiros, fazendo com que muitos busquem informações sobre financiamentos, custo de documentação, entre outros. Segundo Frederico Correia Lima, engenheiro civil e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE Nacional), a localização é considerada por muitos como o ponto mais importante na hora de vender um imóvel. Por outro lado, quem deseja alugar costuma se atentar mais a itens como acabamento, por exemplo.

O engenheiro explica ainda que, antes de colocar um imóvel à venda ou para locação , é importante ajustar alguns pontos. De acordo com Lima, pequenos reparos e cuidados simples podem ajudar nas negociações, agilizando o tempo de venda, aluguel e até mesmo elevando o preço da casa ou do apartamento. Conheça algumas das dicas do especialista para aumentar as chances de venda ou locação:
 
1) Vistoria
Antes de colocar a casa ou apartamento para venda ou locação, realize uma vistoria geral para checar se existe a necessidade de realizar alguma reforma. "Eliminar problemas nas instalações elétricas e hidráulicas e na estrutura do imóvel é o primeiro passo para valorizá-lo e torná-lo mais atraente para possíveis compradores ou locatários", aconselha o especialista.
 
2) Pintura e pisos
Ainda que a residência não necessite de nenhum reparo, é recomendado renovar a pintura e realizar ajustes no piso. "Em geral, as pessoas costumam dar bastante importância à estética. Por isso, paredes com pintura nova e um piso bonito fazem diferença", explica Lima. Além disso, lembre-se de manter o local o mais neutro possível. Ao pintar a casa ou apartamento, prefira tons neutros, que não irão interferir no gosto pessoal dos futuros moradores.
 
O excesso de customização pode tornar um aspecto negativo nas negociações. Se realizar alguma alteração no piso, dê preferência aos pisos frios. Segundo o especialista, esse tipo de material costuma ser mais fácil de limpar e oferece mais resistência. "Pisos de madeira e laminados costumam estragar mais facilmente", pontua.
 
3) Conservação
Alguns itens não requerem tantos reparos, mas são importantes quando se deseja vender ou alugar. Entre as principais recomendações do especialista, está manter o local limpo. A falta de limpeza pode causar má impressão quando interessados visitarem a casa ou o apartamento. Além disso, é essencial preservar os móveis planejados. Isso ajudará principalmente quando a intenção é alugar. Lima também lembra a importância de evitar instalações elétricas com fios soltos e aparentes.
 
4) Área útil
Uma das formas de atrair potenciais interessados em alugar ou comprar uma casa é mostras que a área útil do terreno foi aproveitada da melhor maneira possível. Se a residência estiver mobiliada, verifique se não há um excesso de móveis. Além disso, atente-se à estrutrura dos cômodos, especialmente do banheiro e da cozinha, e lembre-se que o bom uso dos ambientes é um requisito importante para compradores e locatários.
 
5) Estrutura do bairro
Por fim, lembre-se que não são apenas os aspectos internos que influenciam no valor de venda ou locação. Saiba que a infraestrutura da região contribui para valores mais elevados. Itens como a facilidade de vias de acesso, oferta de transporte coletivo e de serviços públicos também impactam no valor final do imóvel.
 

Redação BK2

 
Publicada em 09 de Maio de 2017 ás 11:32:11
Outras Notícias de Especiais
25 de Abril de 2017 ás 10:47:36
24 de Abril de 2017 ás 16:36:45
15 de Março de 2017 ás 21:12:29
10 de Março de 2017 ás 21:17:07
10 de Março de 2017 ás 21:04:52
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line