Saúde
Publicada em 14 de Dezembro de 2016 ás 20:09:39

8 alimentos comprovados que aceleram o emagrecimento

Encontrar o alimento ideal que ponha fim aos quilinhos extras de um jeito bem rápido, fácil e sem sacrifícios é um sonho de muitas mulheres e alvo de estudos de muitos cientistas mundo afora.

A fórmula perfeita do emagrecimento ainda não foi encontrada, mas já se sabe que nenhum alimento sozinho é capaz de fazer milagres e transformar o seu corpo da noite para o dia.
 
Entretanto, muitos alimentos têm chamado a atenção da ciência por seus efeitos no organismo e vêm sendo estudados como grandes aliados do emagrecimento, quando combinados adequadamente a rotinas de exercícios e à reeducação alimentar.
 
Conheça a seguir 8 alimentos comprovados pela ciência que aceleram o emagrecimento e que você pode inserir na sua dieta para entrar com tudo neste verão.
 
1 – Pimenta Vermelha
A pimenta vermelha é importante aliada das dietas e do emagrecimento, devido ao seu alto poder termogênico, que acelera o metabolismo, ajudando na queima de calorias de modo rápido e eficaz.
 
Pesquisas recentes revelam que o consumo habitual de pimentas vermelhas aumenta em até, 20%, o metabolismo, o que contribui para a perda de peso e para a redução de medidas.
 
Ainda não se sabe, ao certo, a quantidade ideal de pimenta a ser ingerida para garantir este efeito, mas, de acordo com as pesquisas, 3 gramas diárias já são capazes de impulsionar aumento do metabolismo.
 
Segundo os cientistas, a substância capsiacina, presente na pimenta, é a grande responsável pelo efeito emagrecedor, pois ela ajuda o organismo a quebrar as moléculas de gordura.
 
De tão eficaz, a capsiacina já foi, inclusive, adotada pela indústria farmacêutica na formulação de medicamentos para emagrecimento.
 
2 – Gengibre
O gengibre é um dos itens mais consumidos em dietas de emagrecimento, por seu alto poder termogênico e por ser um excelente acelerador metabólico.
 
Muitos estudos científicos indicam que o gengibre, assim como o café, estimula o metabolismo, criando uma ação chamada termogênese, que permite ao organismo gastar energia para produzir e dispersar calor, de acordo com as mudanças do meio externo ou com as necessidades internas do corpo.
 
Testes realizados em ratos alimentados com estratos de gengibre, constataram a perda gradativa de peso, mesmo com a manutenção de uma dieta rica em gorduras.
 
O gengibre também é excelente para limpar o organismo, funcionando muito bem como antioxidante. Por esse motivo, é um dos ingredientes mais importantes dos sucos detox.
 
3 – Abacate
O abacate pode, em um primeiro momento, surpreender você por estar nesta lista. Afinal, por muito tempo, a fruta foi considerada uma bomba calórica natural e inimiga da dieta.
 
De fato, o abacate possui mais calorias e gorduras em comparação a outras frutas, mas suas gorduras são consideradas boas para o organismo por serem monoinsaturadas, reduzindo o colesterol ruim e ajudando a controlar o apetite.
 
Foi o que indicou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, consumir abacate logo após as refeições reduz o desejo de comer doces e ajuda a comedir a fome e a compulsão alimentar, contribuindo para a redução de peso e a queima de calorias.
 
4 – Salmão
O salmão é uma excelente fonte de ômega 3, ácidos graxos e gorduras boas que aumentam o colesterol bom. Tais gorduras “do bem” ajudam a controlar o colesterol ruim e a reduzir o acúmulo de gordura localizada.
 
Diversos estudos já indicaram que o salmão, por ser rico em proteínas magras, também colabora para o desenvolvimento muscular.
 
Com o crescimento de músculos, aumenta-se também o gasto calórico e, consequentemente, o processo de emagrecimento torna-se mais eficaz.
 
5 – Batata Doce
Se você perguntar a qualquer pessoa, que siga uma rotina regrada de dieta e exercícios, qual o alimento que não pode faltar em seu cardápio, pode ter certeza: a resposta será a batata doce.
 
O motivo é simples. Este tubérculo, rico em carboidratos complexos, possui baixo índice glicêmico e é composto por muito mais cálcio, potássio e fibras do que a sua prima-irmã, batata inglesa.
 
Segundo uma pesquisa realizada pelo College of Agriculture and Life Sciences, dos Estados Unidos, o baixíssimo índice glicêmico existente na batata doce faz com que ela seja um dos alimentos mais eficazes no auxílio ao emagrecimento, pois fornece energia ao corpo em doses equilibradas, não provocando picos de insulina no organismo e aumentando a sensação de saciedade.
 
6 – Cereais Integrais
Os cereais integrais são grandes aliados das dietas e do emagrecimento, pois seus componentes, por não serem refinados, oferecem maior nutrição e saciedade ao organismo, que te fazem sentir menos fome e, consequentemente, comer menos.
 
Além disso, os cereais integrais são ricos em fibras, nutrientes que não são completamente digeridos pelo organismo, indo diretamente para o intestino, o que contribui com a saciedade e para o não acúmulo de calorias.
 
Uma pesquisa desenvolvida por uma universidade dos Estados Unidos analisou, minuciosamente, a rotina alimentar de dois grupos de voluntários.
 
O primeiro grupo foi orientado a substituir duas das principais refeições diárias por porções de cereais integrais. Já o segundo, foi direcionado a fazer refeições com poucas calorias, mas sem os cereais integrais, que são conhecidos por serem mais calóricos.
 
Após algumas semanas, constatou-se que o grupo que adotou a dieta com ingestão de cereais integrais havia perdido seis vezes mais peso do que o grupo que havia se alimentado com o cardápio de baixa caloria.
 
7 – Frutas e Vegetais Pobres em Amido
Os vegetais e as frutas são alimentos naturalmente saudáveis, pois são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais.
 
Ao ingeri-los diariamente, você garante uma refeição rica em nutrientes e pobre em calorias, uma receita perfeita para o emagrecimento e queima de gordura.
 
Porém, alguns vegetais e frutas são ainda mais amigos da dieta, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
 
De acordo com os cientistas, consumir vegetais ou frutas com menor ou nenhuma concentração de amido, como maçã, folhas verdes, brócolis e amora, por exemplo, garante maior eficiência na perda das calorias se comparado a outros como batata e milho, que são ricos em amido, um tipo de carboidrato que se transforma em açúcar e energia no sangue (calorias).
 
A pesquisa acompanhou a rotina de consumo de frutas e vegetais de 130 mil americanos durante 20 anos. A cada quatro anos, os voluntários respondiam a um questionário sobre sua dieta e peso atual e os tipos de vegetais consumidos.
 
Os pesquisadores notaram que, enquanto o grupo que consumia frutas e vegetais sem amido tinham uma leve perda de peso, o grupo que consumia frutas e vegetais com amido tinham um leve aumento de peso.
 
8 – Chia
A semente de chia é uma excelente fonte de fibras e proteínas. Capaz de controlar as taxas de colesterol ruim, ela pode ser adicionada a frutas, sucos, saladas, sopas ou diversos outros tipos de alimentos.
 
Por ser rica em fibras, a chia oferece saciedade ao organismo, fazendo com que você sinta menos fome e ingira menos alimentos durante o dia.
 
Um estudo publicado pelo European Journal of Clinical Nutrition analisou o consumo de chia em um grupo de consumidores durante 12 semanas.
 
Foi constatada uma redução da glicemia no sangue dos voluntários com o consumo da chia, ou seja, a glicose dos
alimentos foi sendo liberada bem lentamente no organismo, o que isentou os participantes do acúmulo de gordura no corpo.
 
Os pesquisados também relataram uma diminuição do apetite duas horas após a ingestão dos alimentos, o que não ocorreu com aqueles que não consumiram a chia.

Redação BK2

 
Publicada em 14 de Dezembro de 2016 ás 20:09:39
Outras Notícias de Saúde
20 de Julho de 2017 ás 15:27:17
20 de Julho de 2017 ás 14:58:02
20 de Julho de 2017 ás 09:48:39
19 de Julho de 2017 ás 10:12:28
18 de Julho de 2017 ás 09:44:21
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line