Entrefatos
Por Leandro Santana

Publicada em 02 de Dezembro de 2015 ás 17:55:45

Rubro-negro paga promessa inusitada

 

TORCEDOR DO VITÓRIA VAI CUMPRIR PROMESSA PERCORRENDO 120 QUILÔMETROS A PÉ

 
Motivado pela grande paixão ao Esporte Clube Vitória, o escritor feirense José Batista Freitas, fez uma promessa: se o clube ascendesse à Primeira Divisão do futebol brasileiro, iria a pé da cidade de Feira de Santana até Salvador, num percurso de aproximadamente 120 quilômetros. 
 
O clube baiano cumpriu a sua parte e retornou à série de elite do futebol brasileiro, quando, no dia 21 de novembro, derrotou o Luverdense pelo placar de 3 a 0, na Arena Fonte Nova.
 
Agora, o torcedor rubro-negro já começa os preparativos para a maratona. A saída está programada para o dia 14 de dezembro e o objetivo é chegar em 18 de dezembro na Igreja Senhor do Bonfim, no Largo do Bonfim. 
 
Mesmo com todo o desgaste natural da caminhada, agregado a alta temperatura que faz na região, beirando constantemente os 40 graus, Batista confirmou que realizará todo o trajeto com uniforme completo. Segundo ele, não é sacrifício quando se faz algo por aquilo que é a sua paixão.
 
Assim, a fé inabalável no time jamais fez considerar a possibilidade de não realizar o percurso. “Muitos não acreditavam que isso iria acontecer. Houve uma série de resultados negativos e os mais experientes cronistas esportivos descartavam o retorno do Vitória.”, afirma.
 
Devoto de Senhor dos Passos e Senhora Santana, não nega que tenha sofrido bastante, mas as orações sempre foram rotina diária, sustentando a promessa. 
 
Personagem certo nos jogos, Batista reforça a fidelidade ao clube. “Estou presente em todos os momentos. Desde o início acreditei que voltaríamos à Primeira Divisão, nunca tive problemas com os que não queriam que isso acontecesse ou não acreditavam. Eu sempre acreditei”, declarou.
 
O rubro-negro já se considera experiente em longas caminhadas e promessas, garantindo que todas foram bem sucedidas. As quatro primeiras pela saúde e o sucesso político do então senador Antônio Carlos Magalhães e a mais recente pela eleição de ACM Neto a prefeito da capital baiana. 

Por Leandro Santana

O BK2 não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos BLOGUEIROS. As opiniões, conclusões e afirmações não manifestam a opinião do portal BK2.


Publicada em 19 de Novembro de 2015 ás 20:23:59

Cultura negra chega a shopping center

 
 
Propiciando uma ampla reflexão à cultura negra, as rádios Jovem Pan e Transamérica realizaram na quarta-feira (18), no Shopping Boulevard em Feira de Santana, o projeto “Cores da Bahia”. Mediado pelos radialistas Dilton Coutinho e Tanúrio Brito, o evento contou com presenças ilustres, a exemplo do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal  e do militante do PSOL, Jhonatas Monteiro.
 
Assim, a praça de alimentação do local não só recebeu espectadores. Abordando questões complexas e pertinentes, centenas de pessoas questionaram e interagiram com os convidados. Os temas, na sua variedade, perpassaram o processo histórico, levantando aspectos atuais. O processo de cotas nas instituições públicas, o abuso de poder por parte das forças militares e os estereótipos no mercado de trabalho.
 
 
Durante todos os discursos, um convite em comum: que o negro não se intimide, ao contrário, denuncie quando preciso for. “Jamais sofrer calado. Esse não é um problema individual, portanto, deve ser encarado na sua coletividade.”, enfatizou Jhonatas Monteiro.
 
 
Para o professor Jorge Portugal, a discriminação vai além da violência física e moral. “A agressão é a todo o legado negro, com os seus signos e símbolos. Uma completa descaracterização que tenta neutralizar a participação de um povo tão importante na raiz brasileira. Mas, não existe outra via além da educação”.
 
De acordo com a estudante, presidente de Associação Quilombola Feirense, Fernanda Santos Conceição, que já foi vítima de racismo, esta educação, não vem resolvendo. “Uma colega foi à praia e tentou causar humor afirmando que se bronzeou e, nem assim, conseguiu chegar à minha cor. É um racismo diário que acontece sem se atentarem. De qualquer modo, ofende”, ressaltou.

O saldo do evento, para os presentes, foi positivo. Na sua dinamicidade, mostrou uma raiz negra rica que, de fato, é raiz de todos nós.  “O objetivo foi levar o debate à comunidade, trazendo temas polêmicos que nos permitam refletir. E alcançamos o nosso efeito esperado. Trazer uma cultura marginalizada a um shopping center é de grande valia”, destacou Dilton Coutinho, afirmando que a iniciativa é a primeira de muitas por vir. 

Por Leandro Santana

O BK2 não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos BLOGUEIROS. As opiniões, conclusões e afirmações não manifestam a opinião do portal BK2.


Publicada em 26 de Outubro de 2015 ás 14:04:55

BRT: resultado legal e esperado

O resultado legal e esperado: obras do BRT são retomadas

 
Com o aval do Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal autorizou novamente o repasse de verbas para a obra do BRT em Feira As informações foram dadas em entrevista à rádio local, nesta manhã, pelo prefeito José Ronaldo. O projeto foi reiniciado de maneira imediata nesta manhã (26).
 
A verdade é que a obra nunca apresentou motivos concretos e legais para justificar a sua paralisação. Portanto, o resultado já era o esperado.
De fato a forma mais plena do exercício democrático popular é a manifestação, a crítica, a liberdade de emitir opiniões. Atitudes sempre plausíveis.
 
O que acontece é que tudo isto perde a sua validade construtiva quando decide por se pautar e se motivar Interesses partidários e ideológicos explícitos. A crítica vazia de relevante parte dos manifestantes é motivada pela emoção, assim, desprovida de qualquer racionalidade, pouco contribuindo para o diálogo social necessário.
 
Quantos estavam na construção da Nóide Cerqueira cobrando justificativas e fiscalizando a sua condução? Quantos voltaram os olhares ao viaduto nas imediações do Parque de Exposições?    
Por fim, aqui não se faz a construção de uma defesa restritamente governamental, mas fica um estímulo a um olhar analítico. 
 

 

Por Leandro Santana

O BK2 não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos BLOGUEIROS. As opiniões, conclusões e afirmações não manifestam a opinião do portal BK2.


Outras postagens de Leandro Santana
 
 
 
 
 
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line