Política e Opinião
Por Sérgio Jones

Publicada em 01 de Dezembro de 2013 ás 15:13:29

Financiamento público de campanha

Dilma propõe financiamento público de campanha para tentar minimizar a ação nefasta do setor privado
 
Contrariando o que afirma os entendidos de que o sistema de financiamento de campanhas políticas no Brasil é um modelo misto, que permite a utilização tanto de recursos público como privados. A história que nos é repassada é que o recurso público vem do Fundo Partidário, abastecido com recursos da União. Enquanto a parte privada tem a sua origem de empresas de transporte, bancos ou construtoras, que podem doar montantes aos candidatos. Em tese a explicação está certa, mas na prática a realidade dos fatos é bem outra.
 
Todos nós sabemos, ou pelo menos deveríamos saber que os recursos denominados privados não deixam de ser uma falácia ou uma forma grosseira de tentar camuflar a realidade dos fatos. É do conhecimento geral de que quem dá uma banana quer de volta um cacho. No que tange a este aspecto a equação realizada entre o setor privado e os políticos ocorre da seguinte forma: o empresário “doa” uma quantia para o candidato e este, após eleito se  sente na obrigação de ressarci-lo de forma generosa  cedendo espaços aos seus colaboradores de campanha  na administração pública, onde os financiadores privados se beneficiam ao se apropriarem de valores infinitamente superiores ao empregado no financiamento de campanha do político em questão.
 
Essas espécies de ratazanas empresariais atuam através da realização de obras superfaturadas, entre outros artifícios adotados como os processos de licitações viciadas. O que se percebe com estas práticas criminosas é que os políticos são eleitos pelo povo, mas toda a sua administração é voltada para atender às necessidades de alguns poucos privilegiados que se apropriam da máquina pública para atender os seus mesquinhos interesses em detrimento dos interesses reais e inalienáveis da coletividade. A tímida tentativa da presidente Dilma Rousseff ao sugerir recentemente o financiamento público de campanha do tipo de voto deve contar com o apoio de todos os brasileiros.

 

Por Sérgio Jones

O BK2 não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos BLOGUEIROS. As opiniões, conclusões e afirmações não manifestam a opinião do portal BK2.


Outras postagens de Sérgio Jones
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line